segunda-feira, 13 de abril de 2009

Updates...

Oi Pessoal
Na semana que fui a Brasília, tive a oportunidade de conhecer a vizinha da tia do Dodo no corredor do apartamento e no momento que conversávamos ela me perguntou a quanto tempo eu morava la e eu prontamente respondi que estávamos de passagem e que fomos até la só para fazer uma prova na UnB de inglês e me surpreendi quando ela me disse que a sobrinha dela havia feito uma prova de inglês quando imigrou pro Canadá ( Olha só aonde o Canadá me achou ! ). Ai eu olhei pra ela com uma cara de boba meio confusa, assustada e perguntei a ela se a sobrinha ainda estava lá , e ela disse que sim, que era nutricionista. IMAGINA A MINHA CARA AGORAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E ai, lógico, trocamos telefones. No final ela me disse : " A mãe dela mora em Goiânia, vcs podem se encontrar " Ai Deus, realmente eu nem acreditei.
Bom, sendo assim , chegamos aqui e liguei na casa da Sra Aline, mãe da Laura que hoje mora em Montreal e foi pro Canada fazer sua pós em Saskatoon ... e agora em montreal ainda se dedicando ao estudo em mais uma universidade.Não preciso nem falar que fui muito bem recebida pela mãe da Laura, conversamos um monte, pena que foi tão pouquinho, pois estava com hora marcada na polícia federal p/ fazer o passaporte da Chris.Mas depois de tanta procura pela área, e sem nunca ter conversado com ninguém da área por la, eu estava meio perdida do que fazer quando chegar la. Mas ... pra minha surpresa a Laura me enviou um email e ja estamos conversando bastante...aliááss eu gosto muito de conversar , sabem, e achei outra pessoa que também gosta , aíííí ja viu né ?!?! hahahaha.Além de conversarmos, é muito bom quando encontramos pessoas que estão dispostas a te aconselhar e serem solícitas com tantas perguntas, rss. Mas ... ja percebi que assim como quase todas as áreas, a minha também precisará da prova da "ordem" Isso depois de ter cumprido todas as exigências e disciplinas da nutrição que o conselho de sua província exige. Então é chegar e procurar a tradução do histórico e transcripts e verificar se precisarei ainda estudar para cumprir algo ainda e a partir daí fazer a prova.Ainda terei o estágio obrigatório que eles exigem. Ja vi que a estrada é longa ... Por outro lado tambem, estive pensando em fazer um college que me desse entrada ao mercado de trabalho na minha área um pouco mais rápido. Lógico que algumas opções de trabalho eu não terei...acredito que seja mais o lado de produção e menos clínico. Mas de qualquer forma será bom ir se aperfeiçoando sempre. Acredito que os salários estejam legais.


Olhando pra outro lado, terei também a área de telecom, que inclusive trabalhei numa empresa do mesmo grupo da Bell Canadá ( Telefonia Movel - Carlos SLim ). A Claro. Com rotinas de gestão de equipes e controle, qualidade e metas.Inclusive o serviço de roaming internacional aos clientes claro que vão ao Canadá quem fornece é a Rogers, então penso eu ser um bom caminho também tendo em vista a experiência.Mas qualquer área com certeza precisarei primeiramente ter um inglês bom. Invariavelmente.Ao entrar no site do Settlement.org e dieticiansofcanada.org e ontariocolleges.ca vc encontra muitas informacões pra quem quer chegar la e continuar estudando.Assim como os primeiros passos , percebi que cada programa exige um tipo de tradução e documento. Os sites dos colleges informam data de inicio dos cursos , áreas de interesse e atuação e um resumo dos anos assim como o campo de trabalho. Você também pode escolher que tipo de programa quer: diploma ( 2 anos ) certificados ( 1 a 1 ano e meio ) apretticenship, co-op, etc ...

Bom gente, estamos na reta final aqui em casa com os documentos. Só faltam os diplomas e o PR CARD chegarem.Amanhã irei deixar alguns documentos para tradução, não iremos traduzir tudo, pois tenho acompanhado alguns casais que enviaram os documentos e mandaram as cópias das traduções, que foram devolvidas ( ??? ) . E outro casal que não fez tradução e receberam o pedido de exames. Enfim, iremos traduzir os mais importantes como certidões de nascimento e casamento e diplomas.Quanto á comprovação do inglês, iremos fazer da seguinte forma: enviar emails que temos salvos com as empresas HP, Amazon, Apple, etc. Contactamos 2 empresas americanas de exportação e engenharia aonde Dodo esteve para verificar assuntos de IT e estão dispostos a enviar a declaração.Achei o ESL e ELD do Dodo na época em que estudou no Central Commerce e mais um report de quando entrou no Grade 11 em Matemática, todas em Toronto, ja sendo esta uma preparação para o college. Até o envelope é o original ainda selado pela scholl board e enviado pro endereço fixo aonde ele morava.Os documentos do ESL explica cada passo : Speaking, Reading, writtening, etc e o desenvolvimento dele em todos os 4 requisitos.Além de ter uma declaração aqui do Hotel / Aeroporto de Gyn aonde trabalha como tradutor...por enquanto são só essas e a cópia do antigo e futuro cpf dele , o Sin.
Gente, eu acho que está bom né?

Junto a esses documentos irá uma carta feita por ele , explicando tudo e inclusive se colocando a disposição pra entrevistas.

E a correria continua .... estamos muito anciosos pra estar com tudo pronto.

Nuoosssaa, ficou grande né?

FORÇA NA PERUCA !!!!! Vamos que vamos ....

9 comentários:

D. e CM. disse...

Ninha,
Vai dar tudo certo, voce vai ver!
Aqui estamos so esperando o IETLS que os correios teimam em não entregar....

Beijocas

Danielle

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Oi linda,

Nossa, qta coisa junto...hehehe
Que coisa maravilhosa esse seu encontro do corredor, né?! Viu, Deus já está preparando tudo pra vcs lá...hehehe as coisas começam a se encaixar perfeitamente.

Qto aos documentos, com esse monte de certidão que vcs tem para enviar, não haverá erro... eles aceitaram na certa.

Boa sorte com essa loucura toda..

Bjok

Rosi

Lá e Dá disse...

Ninha
Q. mundo pequeno!
Qto. aos docs, boa sorte na entrega... vai dar tudi certo, vc. vai ver.
Abraços

Chocólatra disse...

Nossa qta coisa!!
feliz que vcs estão com tudo encaminhado e que vc encontrou alguem na mesma situação sua pra dividir experiencias... vai dar tudo certo!!!
bjkas gdes

Ma disse...

oi ninha!!

tudo bem?
aos poucos tudo vai se ajeitando, né??

força agora na reta final!!

beijos!!!

Tathi disse...

Oi Ninha...
Sei bem como vc se sente "orfã" de estar numa profissao que não tem tanta gente imigrando assim!
O importante eh correr atras, mesmo, das informaçoes e ir tentando encontrar pessoas para trocar figurinha!
Já em relaçao a comprovaçao do ingles..tenho certeza que vai dar tudo certo!
No meu caso...estou aqui de mãos atadas esperando pela entrega do resultado do Ielts no correio!
Fica na paz!
Beijcoas...

Tathi

Erika e Reuel disse...

ola Ninha...nossa, que maravilha hein...vc conseguiu bastante coisa de ingles dele neh!
espero q de tudo certo pra vc!!
Deus te abencoe e boa sorte no envio!!
um bjao!!

Sergio disse...

Que bom que ja esta tudo pronto e encontrar uma pessoa da nossa área é tudo de bom pra receber dicas. Sem contar na amizade.
Estamos torcendo muito por vcs e que tudo de certo!!! Temos visto cada coisa por aqui que não é possivel que eles não aceitem vcs que têm tudo o que eles estão precisando.

bj
Mari

Unknown disse...

Oi, moça! ;)

Obrigada pelas carinhosas palavras... hehehehe Espero poder ser de grande ajuda ainda (apesar de não ter podido fazer nada até agora...) :(

Se Deus quiser, dará tudo certo! ;)

bjos.
Laura