sábado, 10 de maio de 2008

TEF

O QUE É O TEF



Criado em 1998, este teste de francês tem por objetivo avaliar o nível de conhecimentos em francês nas diferentes competências – compreensão e expressão - daqueles que não têm a língua francesa como língua materna.



O TEF fornece ao candidato uma “fotografia lingüística” – quantitativa e qualitativa -de seu nível em francês, nas diferentes competências lingüísticas e comunicativas, oferecendo uma análise detalhada e individualizada dos resultados, situando-o na escala de níveis do Conselho da Europa e nos “Standards” Lingüísticos Canadenses.



O TEF é adaptado às necessidades:
• dos candidatos: validação do nível de francês , projeto pessoal, estudos na França, imigração para um país francófono Motivação pessoal.
• das empresas: processo de recrutamento e seleção de pessoal , promoção salarial
• dos organismos internacionais: Desde julho de 2002 o TEF é o único teste de língua francesa aceito pelo Governo Canadense para os processos de imigração.
Está sendo oficializado na China como meio de avaliação acadêmica em língua francesa para os estudantes que desejam inscrever-se em uma Universidade francesa.

Detalhes conteúdo/programa e modelos das provas: consulte o site da CCIP:
consulte o site da CCIP: www.fda.ccip.fr .

As datas da provas esse ano estão marcadas para os dias 12/05 , 11/08 e 06/10

Os valores são :

Provas obrigatórias: 121 euros= R$ 326,00
Espressão escrita (facultativo): 54 euros= R$ 146,00
Expressão oral (facultativo): 54 euros= R$ 146,00

Segunda feira eu estarei la em Brasília para realizar a 1a prova do TEF, conhecer como funciona e me preparar para o exame final do dia 06/10.Nervoso?? Opa, magiiiiina, hehehe. Sim, um pouco...mas darei o melhor para quem sabe não precisar refazer a prova....2 pontinhus ja bastam...melhor garantir né??

Galera, grande abraço, me desejem sorte .... Fiquem com Deus.


By Dodo -----


PS: A carta da abertura não chegou ainda....esperamos todos iguais...


domingo, 4 de maio de 2008

Japanese Food

Oi pessoal,

Hoje vim falar de algo que está virando vício aqui em casa. A comida japonesa, sim sim.
Eu, como sempre fui criada por uma mãe baiana e morando em beira de praia, ja cresci gostando de peixes e moquecas ( aaa, moqueca capixaba !!!! ) bobó de camarão...o surubin na brasa...e por ai vai.
O Dodo ja foi criado a base de carne mesmo, mas ultimamente ele vem se rendendo a alguns sushis e sashimis, o que eu ja era fã a muito tempo.Ótimo, né? =D pq ai eu ja ganho mais alguém a meu favor entre escolher um Burguer King e um japonês . Aêêêê!!!!


Mas o que essa comida tem de tão especial ???

Não é por acaso que a maioria da população japonesa tem uma silhueta esbelta e está entre os povos com maior longevidade no planeta. Um dos segredos é a alimentação, considerada uma das mais ricas, saudáveis e equilibradas do mundo. O que faz tanta diferença é a harmonia entre os ingredientes.
O hábito de consumir proteínas, carboidratos e fibras no café da manhã com a ingestão de peixes, verduras e arroz é o que mantém o baixo índice de obesidade no país. Completam esse cardápio nas refeições principais , mais peixes (crus ou grelhados), algas , alimentos à base de soja, verduras e legumes cozidos.
Esses ingredientes da culinária japonesa são responsáveis por diminuir o risco a osteoporose, doeças cardíacas, e até certos tipos de câncer.
Também o sushi, um prato aparentemente simples, é rico em proteína e minerais como cálcio, fósforo e ferro. O vinagre adicionado ao arroz possui propriedades antibacterianas, além de prevenir a fadiga e diminuir o risco de arteriosclerose e hipertensão.
Mais poderes tem o missoshiru, uma sopa a base de soja , com benefícios principalmente para as mulheres. Segundo estudos realizados no ano passado pelo Centro Nacional de Câncer do Japão, tomar a sopa com freqüência pode reduzir os riscos do câncer de mama. Porém não deve ser ingerida com muita frequência ( acima de 3 tigelas por dia ) para os ja portadores de hipertensão devido a quantidade de sal.
O segredo é graças à soja rica em isoflavona, que age como o hormônio feminino estrogênio, cuja falta pode provocar problemas para a mulher.
MOYASHI(Broto de Feijão) - Alimento rico em fibras e vitamina C. É consumido cru ( em saladas regadas com molho shoyu) ou cozido, com carnes e legumes. Aumenta a produção de células de defesa do organismo.25 KCAL, 1 PIRES.
SASHIMI (Peixe cru) - Em seu óleo existe um tipo de ácido que reduz o colesterol e previne a hipertensão e a arteriosclerose. Algumas espécies, como o salmão, também possuem o ômega 3 que reduz a ocorrência de câncer de mama e de pele.118 KCAL, 1 posta média de salmão.
KONBU - (Alga marinha seca)Rica em sais minerais como cálcio, potássio, iodo, fósforo, ferro emagnésio, além de fibras. Ajuda a baixar a pressão e a combater a prosão de ventre.20 KCAL, cada 20g.
ARROZ BRANCO - Alimento fundamental na cozinha japonesa, possui ferro, tiamina e nianicina. Contém ainda a maioria dos aminoácidos essenciais (os que não podem ser sintetizados pelo corpo, mas são indispensáveis para o seu bom funcionamento). Também combate a azia.34 KCAL, a colher de sopa.
SHOGA (Gengibre)Gingerol e shogaol - são os principais ativos dessa raiz, que possui efeito bactericida. Fortalece o sistema de defesa do organismo e possui ação antiinflamatória. Também é um ótimo digestivo. É consumido em conserva ou como acompanhamento de sashimi.15 KCAL, cada 50g.
CHÁ VERDE - Estudos no Japão mostram que pessoas que tomam pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia têm menos tendências ao derrame. Ajuda no bom funcionamento digestivo, por causa da presença de substâncias chamadas catequinas. Possui ação bactericida e antioxidante e impede a proliferação de células cancerígenas. Ajuda a manter a saúde dos dentes e a prevenir cáries, pois contém flúor.0 KCAL.
WASABI (Raiz Forte) - Graças ao composto isotiocianato, responsável pelo forte sabor. Impede a ação das bactérias e ajuda a prevenir as cáries. É usado em pequena quantidade, geralmente com sushi e sashimi.0 KCAL.
MISSO SHIRO (Sopa de Soja) - Diz-se que uma tigela dele equivale a um dia a mais de vida. Na receita, pasta de soja, algas, vegetais, tofu e peixe desidratado. É antioxidante, garante o bom fuincionamento do intestino e do cérebro.96 KCAL, 300ml.
SUSHI - Oferece os mesmos benefícios do sashimi com a vantagem de agregar os de outros ingredientes como o arroz com vinagre, que ajuda a ativar a circulação sanguínea.102 KCAL, 40g.
WAKAMÊ (Algas)Melhora o funcionamento do sistema imunológico. A alga Nori ajuda na cura de úlceras. A maioria dos tipos de algas possui atividade anticancerígena.Atenção e cuidado para pessoas que devem evitar iodo, pois esses alimentos são ricos deste componente.

Segundo o Dodo, ele pode até, quem sabe virar um sushiman la no Canadá, kkkkkk(mas só se for particular e p/ nossas visitas)







Gente, por incrível que pareça essa era a quarta barca(70 peças) das seis barcas do total. Dividido em 5 pessoas né gente, nossos cumpadres e a irmã do Dodo também estavam.

O jeito é aprender a fazer mesmo né, porque comer toda semana o bolso não aguenta, rsrs.

domingo, 27 de abril de 2008

..Ah Toronto, aahh Calgary , ahhhh Ottawa....

Hoje vim falar de um assunto muito comum na cabeça de todos os imigrantes. A escolha da cidade. Esse processo de imigração é muito louco, porque vc se ve rodeada de idéias e vontades , então , automaticamente cria pseudo-cenários de uma vida não tão distante.Aqui em casa, como os 2 ja conhecem Toronto, nosso direcionamento é ( ou era ) todo para Toronto,por ja conhecer a cidade de cabo a rabo, o que de uns 2 meses vem mudando bruscamente. Nas passadas frenquentes pelos blogs que acompanho, vou lendo a respeito de outras cidades e observando fotos, lendo os relatos e ai vc vai se apaixonando por outros lugares e observando que existe outras áreas em que talvez sua recolocação no mercado seja mais rápida .Foi assim que Ottawa apareceu em nossa vida...perto de Toronto , aliás , muito bem localizada diga-se de passagem , tudo muito limpo e amplo, mercado bom, preços bons ,enfim,um possível destino ...entrou para lista.

Aaahh...Calgary...Tudo começou a 2 anos atras quando Alberta estava chamando pessoas para sua área de óleo e gás com bons salários e eu e o Dodo ficamos tentados mas não entramos em detalhes, pois a facul estava rolando aqui, a vida se ajeitando, e uma gravidez em vista se iniciando ... não procuramos sites da cidade e nem nada. Eis que agora Calgary ressurge nas nossas idéias também como um possível destino ultrapassando Ottawa, pois além de ouvir muitas pessoas falando que sobra trabalho em nossas áreas,e cá para nós, o mercado está em plena preparação para um baita crescimento, e como eu e meu marido somos relativamente novos, entre 23 e 26 anos, não somos tão certificados assim...estamos correndo atras esse ano agora de alguns diplomas a mais, ele se especializando em JAVA/UML/Oracle e eu correndo com a nova facul de Gestão em Telecom, ficamos com medo de num centro tão grande que abriga a maior porcentagem de newcommers como Toronto,não ter espaço e vagas para pessoas com o nosso perfil, apesar do inglês ser fluente e o Dodo estar aperfeiçoando o seu francês.

Então comecei a frenquentar mais assiduamente os blogs também de Calgary, as fotos, o estilo de vida, seu ritmo, governo e ... estamos paquerando a cidade e essa atração cresceu 200% quando ficamos sabendo que um amigo nosso ( desde a época que estivemos la ) ,recém citizen, se mudou para la , e está adorando.
Fico surpreendida como Deus traça certos caminhos em nossa vida, e o mundo conspira a favor de nossos sonhos.Pois o meu Pai é o dono da prata e do ouro, do céu e do mar.Estamos bem certos do caminho que estamos tomando, da mudança que isso trará para nossas vidas, da abdicação de coisas para que possamos conquistar outras, do constante crescimento e busca que teremos que ter para nos recolocarmos no mercado de trabalho.Nossa resposta hoje é SIM a mudança, pois mudar significa aprender , reparar erros, começar de novo ... é preciso aprender com a gt mesmo... mudando... para que possamos melhorar o que não está bom e assim evoluirmos.O que seria da vida se todas as idéias ja nascessem intrínsecas na gente?? Que horror !!!

É uma batalha continua em todos os aspectos, e cada um que entra nessa jornada sabe que a vitória é espelho de seu empenho.Não é verdade ?

Então, decidimos aqui em casa que o Dodo irá primeiro por motivos óbvios de economia e mobilidade para Toronto,aplicar para esses 3 lugares, fazer qualquer curso que tiver que ser feito, e eu ficarei acabando de encerrar nossas coisas aqui no Brasil ,na casa dos meus pais em Vila-Velha-ES para aproveitar ao máx a companhia deles ( e a praia tb né gt ... rs )que eu amo e que me fará muita falta, muito mais como faz hj...que moro em Goiânia.Assim que o emprego aparecer p/ Dodo, no mês seguinte nós duas chegaremos na cidade destino x.
...ah Toronto, aahh Ottawa, ah Calgary ...


sexta-feira, 18 de abril de 2008

Burrocracia bb


É impressionante como algumas burocracias aqui no Brasil são totalmente inúteis. Po, brincadeira...esse ser aqui passa 2 semanas ( ou mais ) sem postar e qnd volta, ja volta reclamando...fala sério...mas nas próximas postagens irei postar o que rolou de novo...Mas é que agora eu vou falar mal um pouquinho, rsrs

Para se abrir uma conta é difícil ( entendam como ... trabalhoso... ). Eu nunca fui fã do BB e sempre fugi dele o qnt eu pude, mas dessa vez eu não consegui. Pois bem, peguei o RG, CPF e comprovante de residência , paciência , respirei fundo e fui. Cheguei la entreguei tudo e ai a atendente me informou que a gerente me ligaria.Como informado no outro dia ela liga e diz que o comprovante de endereço não foi aceito ( ?? ) se eu não possuia um comprovante no meu nome ( ??? ), tive que ir até o banco ( no dia seguinte )e pegar uma declaraçao para que o dono do imóvel (que no caso é o avô do Dodo) assinasse declarando tudo certinho. Volteeeeei no BB( no outro dia ) e entreguei. Após meia hr ela me volta para me falar que a assinatura não podia ser por extenso e pediu para mim voltar e pedir para ele assinar novamente de acordo com o RG. Volteeeei em casa ( xingando até a 3a geração da gerente, no outro dia ) e ai, uma pessoa com 70 anos, teve que rebolar, escrever, apagar, dar cambalhota e enfim , assinar perfeitamente igual a sua carteira de RG de qnd era adolescente, ja viram o resultado né?



Fui eu até a empresa do marido ( que fica ao lado do BB ) e mostrei a ele a assinatura, e ai ele na msm hr falou : Baixinha, é fácil...tirou uma cópia em branco e fez a assinatura igual ( rss ... não façam isso em casa! ). Ok, fui eu com as 2 assinaturas la no BB e dei a gerente : - " Está aqui, agora a Sra escolhe com qual assinatura quer ficar "

Ela me examina as duas e adivinhem ???? Lóóógico que ela ficou com a assinatura do Dodo.



Antes tivesse deixado a primeira assinatura por extenso, né ???

Sabe quem foi a mais pateta dessa história toda??



EU !

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Claro né pessoal !


Olá gente,


É com muito prazer que eu falo que estou sem muito tempo de atualizar o blog, pois, como muitos sabem, esse ano eu resolvi entrar para uma faculdade nova, mais grudada na área de TI.

Estou fazendo Gestão em Telecom. e para minha surpresa na última semana de Março fui chamada para uma entrevista e tudo esta a maior bagunça, kkkkkk. Pois bem, fiquei feliz em entrar para a área, confesso que essa rotina corrida ³³³³ esta sendo muito legal e uma loucura!!


A minha outra surpresa foi no início do treinamento eu ficar sabendo que a CLARO ( para onde entrei ) faz parte da América Móvil , que tem como sócios a BELL CANADÁ e a SBC.

Estou satisfeita em saber que estou entrando para um grupo de qualidade, a empresa é super organizada, limpa e onde todos interagem realmente em grupos, educados e prestativos.


Outra coisa que eu não sabia é que a CLARO tem acordo com a Rogers ( e com vários outros países tb ) para seus clientes efetuarem ligações internacionais quando estão em Roaming e serem cobrados com a tarifação bem menor.Bem interessante também.Assim o cliente CLARO estando no Canadá, poderá fazer chamadas para o Brasil a baixo custo.



A torcida agora é que essa experiência no curriculum seja bem vista quando chegarmos por lá, pois estou gostando dessa área, apesar da minha paixão ser nutrição, mas quando chegar a hr certa e eu poderei consciliar as 2 coisas.



Deus está abrindo caminhos certos, pois, conhece o mais íntimo de Seus filhos.


" Quero beber do teu rio Senhor, sacia minha sede, lava o meu interior "

segunda-feira, 31 de março de 2008

Bye Bye Brasil


Bom , vim hj falar pra vcs que conheci um futuro imigrante aqui de Gyn ( ééé, são 3 famílias goianas agora no processo ). Ele e sua esposa estão se programando para entrar com o processo esse ano.

Para a minha surpresa, eles me emprestaram um livro que fala sobre uma família baiana que imigrou para Toronto em 2001. Ela da área de RH e ele na gerência de uma Compania elétrica de Salvador como engenheiro, os dois super estabilizados resolveram arriscar em plenos 40 anos ... Sim ,arriscar gente, pois ainda mesmo que estabilizados aqui, eles não se sentiram 100% realizados na sua " zona de conforto " , precisaram de algo mais, ou ... algo que não existia aqui, e esse livro vai narrando toda a história, desde o processo de imigração para o Canadá que na época ( 2000 ) durava cerca de loooongos 4 meses né, dava nem p/ sentir cosquinhas...rss


Eles nos contam toda a trajetória, adaptação, a conquista do primeiro apartamento, email que trocaram no momento em que ele foi e ela ficou no Brasil para dar baixa em todas as pendências. Aliás, o livro aborda termos psicológicos junto , no qual todos sabem, além de bastante dicas, principalmente para quem está focando em ficar em Toronto, o que não é mais o nosso caso ( depois explico o causo ); transferimos nossas pesquisas para a região de Ottawa ou Calgary.

Um livro bem detalhado e muito gostoso de se ler, um blog manual mesmo.


Eu queria aqui agradecer a essa futura família por ter me emprestado esse livro ótimo, que fez minha ansiedade aumentar o triplo, a minha cabeça não parar de pensar na vida la , além de ter que andar com mais um peso na bolsa, mão, braço por todo o canto da cidade. Valeu mesmo pessoal ! ;o) rssss, E quero dizer aqui também que desejo toda a sorte pra vcs, e que com certeza será mais um casal que ficara na lista de amigos.


Recomendadíssimo o livro.


domingo, 23 de março de 2008

Pizza?!?!?

Na noite de sexta feira, estávamos conversando com nossos cumpadres e resolvemos sair para fazer alguma coisa a noite. Nos arrumamos e saimos quando dentro do carro eu perguntei para o Dodo:
- Mas, e ai bb , pra onde a gt vai ?
- Não sei amor, ninguém falou nada ainda ...

E bem na hora o cumpadre fala :
- E ai gt, aonde vamos parar?

Dodo: A gt pode ver um rodízio no primo piato.O que vcs acham?
Cumadre: No Galetos também tem um ótimo rodízio de massas ( !???!! ).
Ninha: Nossa, no frio uma massa ia bem, né?
Cumpadre: Tem a Walmor.
Dodo: Uma churrascaria ia muito bem tb amor.
Cumadre: Ninha, la tb tem sushi !!!!!!!!!!
Ninha: combinadíssimo.
Cumpadre: Poxa, vamos ter que voltar metade do caminho então.

10 minutos depois ....

Ninha: Não queria comentar isso a essa altura, mas hj é sexta feira santa gente...
Cumpadre: Ué, ta td escuro.
Cumadre: Ta escuro !?!
Dodo: Só a gente mesmo pra querer ir numa churrascaria em plena sexta feira santa, kkkkkkk
Ninha: A gente não né Cumadre, eles que são carnívoros...
Cumadre: Chuchu ( cumpadre ), a gt vai ter que voltar de novo x) e ir p/ Galetos....


E tudo acabou em pizza .... É goianin meeeeeezzzzzzz....kkkkkkkk

Mas valeu muito a pena, a pizza é uma delícia, vários sabores, bem recheada, ótimo atendimento, a massa vc escolhe na hora com uma variedade imensa de molhos, temperos, queijos, frango, camarão....sem contar nos caldos que entram no rodízio...

Resultado.....tooooodo mundo de dieta a partir de Segunda feira, pq domingo tem chocolate nééééé !!!!!!!