segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A recessão

Olá pessoal,

A muito se fala na crise dos EUA e suas consequências no mundo. Pois bem, até o momento, pouco se falou a respeito do Canadá, uma vez que a crise la pode não estar estampada mas existe de fato. Com o passar dos ultimos meses, foi dito na terrinha do norte a respeito da recessão atual. De fato o Canadá está vivendo seu momento recessivo da economia, aliás muito normal em qualquer economia, alás, tudo o que sobe pode cair tb.

De acordo com wik, recessão é : A recessão é um período em que ocorre um grande declínio na taxa de crescimento econômico de uma determinada região ou país. Resulta na diminuição da produção e do trabalho, dos salários e dos benefícios das empresas. Do ponto de vista dos empresários, recessão significa restringir as importações, produzir menos e aumentar a capacidade ociosa. Para o consumidor, significa restrição de crédito, juros altos e desestímulo para compras. Para o trabalhador, baixos salários e desemprego.

Tecnicamente, para que a economia de um país entre em recessão, são necessários dois trimestres consecutivos de queda no PIB. Se o PIB crescer pouco, pode-se falar até de estagnação econômica, mas não de recessão.

Embora caracterizada por uma redução expressiva das atividades comerciais e industriais, a recessão é considerada como uma fase normal do ciclo econômico, sendo bem menos severa que a depressão.

Então pensamos ... Com o pessimismo de desemprego, as indústrias podem achar que não conseguirão vender toda sua produção, diminuindo-a e, automaticamente, demitindo funcionários. Isso acontecendo, e a produção diminuindo, os preços tendem a aumentar. Com os preços aumentando, o consumo diminui, causando mais desânimo por parte dos produtores, num efeito bola de neve. Mas tudo é transitório. Com o consumo diminuindo num primeiro momento, os produtores tendem a diminuir os preços para venderem mais. Com a baixa dos preços, o consumo aumenta, e com isso, os produtores voltam a produzir mais.
Mas isso acontece em um segundo momento. Entre o primeiro e o segundo momentos, ocorre uma crise econômica que ao meu ver está sendo caracterizada ja no Canadá em até meados de 2009 dizem alguns economistas famosos.
( nos corrijam se algo estiver errado )

E como ficam nossas preocupações, principalmente , aqueles que estarão chegando por la por agora ? Eu acredito que essas demissões em massa venham primeiramente nas grandes indústrias de fabricação em grande escala e caso a crise persista, lógico, outros setores e empresas menores tb serão atingidas.

E pra vcs, a demora do consulado e esse banho maria nos processos tem haver com essa crise ? como veem esse cenário?

8 comentários:

Tathi disse...

Oie gente...

Obrigada pela força e visitinha no blog!
O unico detalhe é que não somos um casal na foto! hehehe. O rapazinho é meu irmão, que mora em Calgary e passou uns poucos dias aqui com a gente!
Estou no processo imigrando sozinha, apesar de que irei contar com todo o apoio do meu irmão qdo chegar nas terras geladas de vez!
Beijocas...
Tathi

Ross e Rachel disse...

Olá,

Na verdade eu acho que este cenário tem uma ligação com a demora no consulado para pedidos de exame medico e com o "encerramento" dos processos que não atendem os novos critérios(profissões), até porque, para que eles chamariam mais gente no meio da crise, sendo que muitos que imigraram estão desempregados? O negócio é torcer para que a situação melhore..rs.

Abs,
Rachel

Andando no deserto disse...

Acreditem, a crise é diferente para um país do primeiro mundo. Tem demissões também, mas é muito, mas muito diferente do efeito da crise num país como o Brasil.

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Oi,

Essa história de crise está enlouquecendo o mundo todo, assim como, nós também que queremos imigrar.. Acredito que tudo vai começar a normalizar depois que o famoso Obama assumir. No momento, há muitos temores de como a economia vai se comportar após a posse desse novo presidente americano.
Infelizmente, muita coisa aconteceu em um momento de transição tanto da economia mundial, como tb das nossas vidas (a imigração)... Essas transições são comuns e até certo ponto necessárias, a diferença é que nas outras vezes que aconteceram não estávamos na fila de imigração..rsrs

Abraços,

Rosi

Jão disse...

Esperamos que o impacto seja o menor possível, estamos com previsão de ir ainda esse ano e já está sendo terrível essa alta do dólar. É acompanhar o mercado e torcer para que as coisas voltem ao seu devido lugar o quanto antes.

* Cibele & Junior * disse...

Olá,
Obrigada pelo recadinho lá no blog!!!
Espero realmente que essa crise acabe logo e que com a chegada de Obama o mundo se acalme. Acho que um dos fatores da demora do Consulado realmente pode ser a crise, mas tambem acredito que o numero de processos tambem é enorme, tendo visto o grande numero de pessoas fazendo a prova do Ielts (acompanhei de perto, rsrs). Como bons brasileiros que somos "escolados" em crise, apesar de estarmos querendo fugir desse cenário, acredito que aqui no Brasil já passamos por crises muito piores comparadas em proporção da que se apresenta no Canada.Temos que acreditar no nosso futuro lá!!
God help us all!!!
Beijos
(ah, adorei a cara nova do blog! Parabens!)

Sara e Vitor disse...

Olá família, tudo bem com vocês?

Obrigado pelo comentário!
Pra ser sincero, eu só fui conhecer o blog de vocês um dia desses, e gostei muito das informações, do layout (fantástico!), da organização, enfim.
Fico feliz em ver nossa lista de contatos aumentando, como eu já falei em outros lugares e não me canso de falar, as amizades que fazemos é a melhor parte de toda essa loucura de imigração. :)
Sejam sempre bem vindos ao noso humilde espaço!
Vou acompanhar vocês. E vou adicionar o blog de vocês no nosso, ok?
Ah! Já demos entrada no processo em Novembro de 2008. Estamos na fila :)

Abraços,

Vitor

MKT disse...

Olá! Obrigado pela visita ao blog! Quanto ao seu post, sou um otimista incuráel: quero ir, vou e pronto..rs. Mas com algumas precauções: por exemplo, estou seriamente considerando ir para Calgary. OK, é a cidade mais cara do Canadá. Mas o desemprego lá é 4% + / -. Com a crise ele pode aumentar, ir para uns 7% (um grande aumento)? Isto é + / - a taxa de Ontario. Além disso, como vc dissse, com a recessão os preços caem, então lá pode ficar um pouco mais afordable...
Abraço e boa sorte no (loooongoo...)processo.
Renato
www.torontoconnection.blogspot.com