quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pessoas, observe.

Hoje vim falar de um assunto meio chato de se explicar por ser esse assunto por si só problemático.
Várias vezes no trabalho, enquanto montava minha salada de abacaxis e pepinos e batatas quentes, eu imaginava comigo mesmo : "Puxa vida, que situação chata" pois eu trabalho pelo menos com 50 pessoas diariamente aonde 20 fazem parte da minha equipe que sou responsável pelo resultado de cada um, uma vez que somos uma equipe.
Como trabalho para uma empresa multinacional, eu tenho várias circunstâncias aonde , enquanto eu converso com um cliente para resolver o que quer que seje eu percebo que a maioria deles , lógico, salvos exceções, não se preocupam em nenhum momento se estão te ofendendo, ou alguns chegam a surtar por um capricho de ouvir um não, pois eles querem um procedimento aonde não existem formas legais de se fazer. E ai é que vem aquela rebolada e empatia que vc deve desenvolver para que tente acalmar a outra pessoa ... e vc ouve boas patadas, coisas mais absurdas e jogos de poder, ameaçam..como se você não entendesse do mercado em que trabalha , ficando ali prestando atenção enquanto a outra pessoa te deixa falando sozinho (a) e pior, na maioria das vezes te ignorando e rindo, jogando farpas . Mas fazer oq ? Vc é o representante da empresa.
Sua postura precisará ser firme ou senão engolem você.

Este tipo de pessoa, normalmente, não têm papas na língua, mas são bem-intencionados, apenas se acham no direito de expressar as suas opiniões quando bem lhes apetece. Mas, passam dos limites e não têm consciência de como o seu comportamento prejudica as pessoas com quem se relacionam. Estão quase sempre convencidas de que as outras pessoas é que têm de mudar, eles estão bem assim. Saber lidar com pessoas que tenham este tipo de comportamento é importante ... penso eu hoje , tanto para a realização na carreira quanto para o bem-estar pessoal. No trabalho, onde cada vez mais as tarefas são desenvolvidas em equipe, esta habilidade de saber lidar tornou-se básica e essencial, pois é quase impossível manter a produtividade se os membros da equipe não suportarem determinados comportamentos individuais. Opa , opa...na vida as coisas seriam diferentes?

O problema é que chegamos a um patamar hoje inter - pessoal, e isso não se trata apenas de amigos para amigos, é mundial, aonde as pessoas se acham no direito de não ajudar ou não se importar com o outro. Estão sempre querendo mais. Sempre querendo o melhor, sempre esbanjar o que for o melhor pra eles. Como se a vida fosse aparência , ostentação e poder.
Se cada um hoje , parar para olhar ao redor da realidade , vamos perceber que existem pessoas felizes com muito menos, claro que existem os opostos, pessoas maravilhosas , bem resolvidas aonde tem uma humildade tamanha, e acredito eu que essas pessoas fazem muita gente parar para observar que dinheiro não é fundamental...
quer saber? Fundamental é ter berço.

Mês passado , ficamos sabendo do caso do Neto de Calgary que foi baleado na cabeça andando no centro com sua namorada. Pois bem , hoje conversando com uma amiga minha no msn que é bem amiga dele, ela me enviou um vídeo dele numa entrevista em Calgary...acho que vale muito a pena dar uma conferida porque é realmente emocionante ver como ele esta hoje. Ha coisas muito mais importantes na vida em detrimento do ego e poder minha gente.

Deixo bem claro aqui, que sei perfeitamente que o Canadá não é um mar de rosas , mas que o Brasil precisa aprender bem mais a respeitar sua gente, nao importa a classe social, até porque é questão de direito e não de dinheiro...isso precisa ! Uma sociedade mais justa, que cuide de suas ruas, de seu ambiente, de seu povo, dos seus velhos e crianças ... em todos os aspectos.Cidadania!

E eu ainda escuto: "Com o Brasil evoluindo, pra que Canadá? Vcs estão bem, pra que largar tudo? " O que ninguém entende é que dinheiro não compra tudo. A coisa ta tão feia que ninguém percebe que liberdade e limites ( e isso inclui muitas coisas ) são totalmente opostas mas totalmente dependente uma da outra. Eu quero ter a liberdade hoje, de ir para aonde eu me sinto uma pessoa melhor, que minha família seja respeitada, que me seje dado o respeito como cidadã independente da minha classe social....o que o BRA precisa e muito aprender.
É uma pena...mas vamos abrir os olhos.

Abraços a todos
Dodo e Ninha

6 comentários:

Anne Caroline disse...

O egoísmo tá crescendo mto, né..? às vezes eu tb olho ao redor e vjo cada situação.. Mas acho que isso é cultural, minha gente.. Não pq, mas a maioria das pessoas prefere o ter do que o ser.. Isso me irrita profundamente, mas enfim.. Não vou me estender mto, senão aqui vira um fórum... rsrsr

Beijos e vamos firmes com nosso propósito de uma vida melhor..

Anne

Sergio disse...

Infelizmente esta situação de trabalho está muito generalizada em todas as áreas e vivemos isso o tempo todo no nosso dia a dia. O que mais me incomoda é que os filhos destas pessoas estão aprendendo esta lição em casa e serão adultos com o mesmo tipo de comportamento.
As pessoas hoje em dia perderam totalmente a noção do que é ter liberdade e de limite. Ao mesmo tempo que vivemos na prisão da violência, criamos nossos filhos totalmente sem limites e responsabilidades.
Só o crescimento econômico não é suficiente para melhorar as coisas em um país; e quando o crescimento economico acabar??? Eu não vejo nenhuma preocupação efetiva dos governos e da propria sociedade brasileira em mudar as coisas. uma pena!!!

bj
marilena

Carol, Ênio e Leila disse...

Pois é, acredito que no Canadá você vá encontrar o que procura. Pelo menos, aqui, nós vivemos todos os dias o que é o respeito independente da classe social. O que é a valorização e boa remuneração de qualquer profissão e a segurança, o sentimento de segurança.

Um abraço,
Carol

Fernando e Silvia disse...

Ninha, você precisa ver como é aqui em SP, moro aqui vai fazer cinco anos e fico abismada! Para atravessar a rua de carro para ir ao mercado, tenho que me impor na frente dos carros, senão ninguém te dá espaço... Um vez fui a pé e para atravessar a rua (que nem é uma avenida) com o meu filho ficamos muitos minutos esperando, então se aproximou um velhinho que também não conseguiu ir sozinho, pensei ótimo vamos atravessar juntos, o primeiro carro parou mas não conseguimos atravessar, pois os que vinham atrás cortaram pela esquerda, pode????
Educação, humanidade, respeito, sinceramente acho que falta tudo!!!
Um abraço,
Silvia

Mauricio disse...

Nenhuma saudade de ligar pros clientes no tempo que trabalhava na empresa aí contigo.
Mas o bom é que a experiência faz a gente crescer, aprender, compreender, etc.

Um abraço e estamos esperando vcs.

Dos ex-vizinhos e futuros novamente.

Mauricio e Neuzinha

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Assino embaixo, com certeza esse infelizmente é o grande motivo de estarmos indo para o Canadá. Mais respeito, educação, cidadania e solidariedade é o que queremos. Abraços.