sábado, 31 de maio de 2008

Francês


Oi pessoal !!!!


Com a abertura do processo, e com 69 pontos no teste do site, eu e o Dodo resolvemos que seria interessante a prova do TEF para ganhar quem sabe alguns pontos extras. Mas até ai tudo bem, ele estava estudando sozinho, ouvindo rádios, músicas, traduzindo textos e no livemocha.Porém , como relatei antes, conhecemos um Francês aqui em Goiania, o Sr. Heitor, muito fino por sinal, um sotaque que ninguém deixa de reparar e gentil ao extremo.O fato melhorou mais ainda ao sabermos que ele é vizinho do meu sogro.


Fomos la hoje, conversamos os três, ele explicou a respeito de suas aulas e do francês, pronúncias, e leitura.Gostamos bastante da forma que ele aborda claramente as coisas, e o mais interessante é que tem alunos de 2 a 40 anos. A única coisa que ficamos martelando com o Sr. Heitor foi de conseguir com que ele falasse o nome do Dodo... saia de TUDO, Doen, Duin, Done, Duiny...atéé que o Dodo escreveu e o Sr Heitor numa leve inclinada para ler o que estava escrito falou rapidamente: "- Doan " e nos fez sua primeira explicação de que no Francês as vogais no final de sílabas que não são acentuadas perdem sua pronuncia. Aêêêê....saimos ganhando os dois, pois ele arrumou logo a maneira exata do nome do Dodo em francês e nós com a primeira explicação e sua gargalhada marcante após conseguir falar o nome do seu futuro aluno.


Sr Heitor é italiano, criado em Paris que da aulas de espanhol e francês.Arrisca o Ingles e fala um franco portugues.Um Sr com uma aparência muito singela, rígido em sua pronúncia e apaixonado pela sua língua francesa.


Num momento da conversa, o Sr. Heitor precisou achar os seus óculos , e se levantou da mesa falando :

"- were is my glasses?" rss

E o Dodo riu me olhando e falamos baixinho :

"- were are my glasses? "

E ele rapidamente perguntou :

-" você podia me ensinar inglês, estudo ha 8 anos e não consigo falar " rss (imaginem)

... aliás, um ótimo senso de humor também.


Então ficou combinado, sábado que vem Dodo começa seus estudos com deveres de casa ( q cuti cuti ) juntamente com o Sr Heitor que fará um francês instrumental. Ou seja, tradução/pronuncia , interpretação de textos e algumas coisas de gramática por R$ 20,00 a hr.


Estamos bastante apreensivos com o desenrolar da língua, mas o esforço é o espelho do sucesso.


então ...

A Bientot

Au Revoir !!!


Um comentário:

Bovary disse...

Olá,

eu achei seu blog pois estou procurando um professor de francês em goiânia, não tenho nenhuma referencia.
esse professor é bom? tem o contato dele?
Obrigada

nubiapbarbosa@gmail.com