domingo, 4 de maio de 2008

Japanese Food

Oi pessoal,

Hoje vim falar de algo que está virando vício aqui em casa. A comida japonesa, sim sim.
Eu, como sempre fui criada por uma mãe baiana e morando em beira de praia, ja cresci gostando de peixes e moquecas ( aaa, moqueca capixaba !!!! ) bobó de camarão...o surubin na brasa...e por ai vai.
O Dodo ja foi criado a base de carne mesmo, mas ultimamente ele vem se rendendo a alguns sushis e sashimis, o que eu ja era fã a muito tempo.Ótimo, né? =D pq ai eu ja ganho mais alguém a meu favor entre escolher um Burguer King e um japonês . Aêêêê!!!!


Mas o que essa comida tem de tão especial ???

Não é por acaso que a maioria da população japonesa tem uma silhueta esbelta e está entre os povos com maior longevidade no planeta. Um dos segredos é a alimentação, considerada uma das mais ricas, saudáveis e equilibradas do mundo. O que faz tanta diferença é a harmonia entre os ingredientes.
O hábito de consumir proteínas, carboidratos e fibras no café da manhã com a ingestão de peixes, verduras e arroz é o que mantém o baixo índice de obesidade no país. Completam esse cardápio nas refeições principais , mais peixes (crus ou grelhados), algas , alimentos à base de soja, verduras e legumes cozidos.
Esses ingredientes da culinária japonesa são responsáveis por diminuir o risco a osteoporose, doeças cardíacas, e até certos tipos de câncer.
Também o sushi, um prato aparentemente simples, é rico em proteína e minerais como cálcio, fósforo e ferro. O vinagre adicionado ao arroz possui propriedades antibacterianas, além de prevenir a fadiga e diminuir o risco de arteriosclerose e hipertensão.
Mais poderes tem o missoshiru, uma sopa a base de soja , com benefícios principalmente para as mulheres. Segundo estudos realizados no ano passado pelo Centro Nacional de Câncer do Japão, tomar a sopa com freqüência pode reduzir os riscos do câncer de mama. Porém não deve ser ingerida com muita frequência ( acima de 3 tigelas por dia ) para os ja portadores de hipertensão devido a quantidade de sal.
O segredo é graças à soja rica em isoflavona, que age como o hormônio feminino estrogênio, cuja falta pode provocar problemas para a mulher.
MOYASHI(Broto de Feijão) - Alimento rico em fibras e vitamina C. É consumido cru ( em saladas regadas com molho shoyu) ou cozido, com carnes e legumes. Aumenta a produção de células de defesa do organismo.25 KCAL, 1 PIRES.
SASHIMI (Peixe cru) - Em seu óleo existe um tipo de ácido que reduz o colesterol e previne a hipertensão e a arteriosclerose. Algumas espécies, como o salmão, também possuem o ômega 3 que reduz a ocorrência de câncer de mama e de pele.118 KCAL, 1 posta média de salmão.
KONBU - (Alga marinha seca)Rica em sais minerais como cálcio, potássio, iodo, fósforo, ferro emagnésio, além de fibras. Ajuda a baixar a pressão e a combater a prosão de ventre.20 KCAL, cada 20g.
ARROZ BRANCO - Alimento fundamental na cozinha japonesa, possui ferro, tiamina e nianicina. Contém ainda a maioria dos aminoácidos essenciais (os que não podem ser sintetizados pelo corpo, mas são indispensáveis para o seu bom funcionamento). Também combate a azia.34 KCAL, a colher de sopa.
SHOGA (Gengibre)Gingerol e shogaol - são os principais ativos dessa raiz, que possui efeito bactericida. Fortalece o sistema de defesa do organismo e possui ação antiinflamatória. Também é um ótimo digestivo. É consumido em conserva ou como acompanhamento de sashimi.15 KCAL, cada 50g.
CHÁ VERDE - Estudos no Japão mostram que pessoas que tomam pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia têm menos tendências ao derrame. Ajuda no bom funcionamento digestivo, por causa da presença de substâncias chamadas catequinas. Possui ação bactericida e antioxidante e impede a proliferação de células cancerígenas. Ajuda a manter a saúde dos dentes e a prevenir cáries, pois contém flúor.0 KCAL.
WASABI (Raiz Forte) - Graças ao composto isotiocianato, responsável pelo forte sabor. Impede a ação das bactérias e ajuda a prevenir as cáries. É usado em pequena quantidade, geralmente com sushi e sashimi.0 KCAL.
MISSO SHIRO (Sopa de Soja) - Diz-se que uma tigela dele equivale a um dia a mais de vida. Na receita, pasta de soja, algas, vegetais, tofu e peixe desidratado. É antioxidante, garante o bom fuincionamento do intestino e do cérebro.96 KCAL, 300ml.
SUSHI - Oferece os mesmos benefícios do sashimi com a vantagem de agregar os de outros ingredientes como o arroz com vinagre, que ajuda a ativar a circulação sanguínea.102 KCAL, 40g.
WAKAMÊ (Algas)Melhora o funcionamento do sistema imunológico. A alga Nori ajuda na cura de úlceras. A maioria dos tipos de algas possui atividade anticancerígena.Atenção e cuidado para pessoas que devem evitar iodo, pois esses alimentos são ricos deste componente.

Segundo o Dodo, ele pode até, quem sabe virar um sushiman la no Canadá, kkkkkk(mas só se for particular e p/ nossas visitas)







Gente, por incrível que pareça essa era a quarta barca(70 peças) das seis barcas do total. Dividido em 5 pessoas né gente, nossos cumpadres e a irmã do Dodo também estavam.

O jeito é aprender a fazer mesmo né, porque comer toda semana o bolso não aguenta, rsrs.

Um comentário:

Sergio disse...

Aqui em casa todo mundo ama comida japonesa. Por enquanto só a Luísa não come. Sempre que dá vamos a um rodizio aqui perto de casa qe é muito bom. A grande vantagem é que criança até 10 anos não paga. Como meus filhos comem super bem acabam dando prejuizo.

Marilena