sexta-feira, 18 de julho de 2008

Surto ?!?!

Pessoal, hoje estava dando minhas lidas diárias pelos jornais do Canadá, e achei uma matéria bem assustadora de um possível surto da bactéria C Difficile.

Mas o que é essa bactéria?
No nosso intestino, habitam várias bactérias que nos auxiliam a combater os agentes agressores vindos de alimentos. Pois bem, essas bactérias são muito bem vindas para nós. Mas o que é comum nós observarmos é que , uma dessas bactérias , devido ao mau uso de antibióticos..se torna agressiva de um momento para outro...quando o antibiótico mal administrado deixa seu intestino totalmente suscetível a agressões.
" "A interrupção brusca de um tratamento e a administração de doses erradas fazem com que apenas as cepas mais sensíveis morram. As mais virulentas sobrevivem e se multiplicam""
E Além disso, uma bactéria tem a capacidade de trocar informações genéticas com outra de classe semelhante, o que pode torná-la mais resistente. Os especialistas supõem que a super C. difficile é produto de ambos os processos.

Com sintomas de diarréias e colicas, a C.Difficile leva o indivíduo rapidamente a morte.

Leia o que foi publicado hoje num jornal do Canadá:

" A Clostridium difficile ou C. difficile é uma bactéria da mesma família das causadoras do tétano e do botulismo e que é conhecida pela comunidade médica desde a década de 1930. O problema é que, de uns anos para cá, ela tem surgido em uma forma muito mais forte nos chamados países desenvolvidos, tornando-se assim um problema enorme tanto para hospitais quanto para asilos de idosos.
Em 2003, a C. difficile causou 2.000 mortes em Québec e pelo menos outras 260 fatalidades já foram registradas até agora em Ontário, enquanto a Escócia está neste momento na batalha para controlar surtos da bactéria em diversos hospitais do país. "




link da notícia : http://www.brasilnews.ca/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1484&sid=83

Abraços a Todos

Nenhum comentário: