terça-feira, 8 de julho de 2008

É tempo de mudar

Resolvi compartilhar com vocês um texto muito legal que numa das aulas da faculdade ( gestão de pessoas ) tive a oportunidade de ler. Esse texto fala da arte de mudar, ou seria coragem??
No mundo de hoje , temos que ter coragem, temos que buscar o novo, senão ficamos parados e derrotados pela tão massacrante rotina.
Quantas vezes pessoas com perfil ja nos vieram perguntar a respeito do Canadá? Numa roda de amigos é fácil tocarem neste assunto e mais fácil ainda é escutar : "Vcs tão é tudo doido...eu não saio daqui que ja conheço e me arrisco dessa maneira ..." ou simplesmente casais que se interessam, perguntam, se animam .... mas onde esta a coragem?

.... O Super Humano

Dizem que devemos tomar cuidadocom os nossos desejos, pois eles podem se concretizar! Pois creio que estamos vivendo exatamente esse drama no presente. Pense bem, o quanto a indústria cinematográfica americana explorou filmes de guerras, apocalipses, heróis renegados, etc....Não é exatamente isso que eles estão enfrentando agora? E pior, a realidade pode ser muito mais dramática e contundente que a ficção.

Quando nascemos como seres humanos, encontramos um mundo que ja existia antes de nós e que provavelmente continuará a existir após nossa existência. Diferente de qualquer outra civilização da história humana, a cultura ocidental permite e convida cada indivíduo a contribuir na construção do conhecimento e do próprio mundo. Isso porque, diferentes de outras culturas do passado, não aceitamos mais o mundo como pronto e acabado, como se fosse definitivo e permanente - não, mudança e transformação se tornaram parte de nossa compreensão!

Assim sendo , temos o privilégio de existir na era da informação, exige também uma grande responsabilidade: a flexibilidade de nos adaptarmos às necessidades do mundo e, quem sabe , retribuirmos ou oferecermos ao mundo o nosso legado pessoal de conhecimento, descoberta, criatividade, trabalho e experiência.

No passado, a posse de propriedades e patrimônio imóvel garantia riqueza, sucesso e prosperidade... Da mesma forma jóias , ouro e riquezas dessa natureza. Mas se reflertimos sobre a origem das maiores riquezas da atualidade, talvez cheguemos à impressionante conclusão que é o conhecimento a maior riqueza e o verdadeiro patrimônio que possuímos, embora este seja completamente imponderável! pense quanto vale a fórmula da Coca Cola, os segredos da farmacologia, o conhecimento de informática e de estratégia comercial que possui a microsoft entre outros ...

Quem sabe exatamente por causa disso nunca foi tão fácil na história da humanidade, escalarmos ou despencarmos da pirâmide social, mudando rapidamente o nível sócio-econômico e de classe social .. tudo graças a esse "ouro sem peso" chamado de informação e conhecimento, cada vez mais disponível, melhor e mais rápido, para quem souber encontrá-lo, selecioná-lo, interpretá-lo e utilizá-lo! Entretanto, na mesma proporção que essas pérolas e esses diamantes do conhecimento estão disponíveis e espalhados pelas ruas, " jogados no chão " , existe também cada vez mais lixo, na forma de boatos, informações desatualizadas e falsas verdades!

O mais interessante é que quase a totalidade do conhecimento disponível atualmente está codificada na nossa escrita nos livros, revistas e jornais, e mais recentemente , nos meios virtuais.

Pense bem, tudo está cada vez mais rápido...Os carros são melhores, mais seguros, mais econômicos e possuem maior rendimento...As viagens de avião, os trens, o metrô...todos cada vez mais rápidos...Se, no passado você escrevia cartas que demoravam dias ou semanas para alcançarem seus destinos , hoje ao enviar uma mensagem pela internet, ela demora poucos instantes para chegar do outro lado do mundo. Tudo anda melhorando, ficando mais rápido e mais barato.

O que comentamos aqui, talvez, você ja esteja cansado de saber, mas o que possivelmente ainda não saiba é que , graças a todas essas evoluções, em vários campos do desenvolvimento humano e tecnológico, resultado das mais modernas pesquisas das ciências do comportamento e do funcionamento do cérebro humano ( neurociências ); novas e sofisticadas "ferramentas " estão sendo criadas para, de agora em diante , tornar o ser humando cada vez mais rápido e apto e se adaptar, viver, criar e prosperar nesse mundo em constante transformação.

Esse novo ser " super " humano , capaz de fazer as coisas melhores, mais rapidamente e com menos esforços...sim ! Todos nós sonhamos com essa época na qual as máquinas trabalhassem por nós... E agora, esse tempo chegou nos trazendo uma das crises mais cruéis e universais - descobrimos que talvez não fosse bem isso o que desejávamos: faltam empregos, há fome, miséria, etc...Profissionais de todos os níveis sem ocupação, mudando de profissões, necessidade de se construir curriculos cada vez mais exigentes e especializados e , por outro lado , vagas disponíveis no mercado não sendo ocupadas por falta de profissionais qualificados... hahahahaha, contraditório não?!?

É exatamente essa insatisfação a força que nos impulsiona a buscar o novo e o que existe de mais sofisticado para nos prepararmos para viver melhor e mais satisfeitos.Apenas uma parcela de cinco porcento das pessoas procura melhorar ( !!! ) aprender e se desenvolver antes de as necessidades se apresentem. E como diz um dos criadores da Neurolinguística " se continuarmos a fazer coisas como sempre fizemos, estaremos condenados a obter e permanecer com exatamente os mesmos resultados " ou menos !

Chegou a hora de arregaçarmos as mangas ! Vamos enfrentar a dura constatação que chegou a nossa vez de experimentarmos a construção de um mundo mais humano e nada iremos conseguir se ficarmos apenas sentados esperando que algo seje feito por nós....
Junte-se aos 5% sem medo de fazer as coisas de forma diferente....Difícil??

É tempo de mudar ...

4 comentários:

Claudia e João disse...

Eu quero mudar mas os Correios não deixam hahahahahaha

Ainda sem a cartinha de abertura do processo... ai, ai é preciso muita coragem mesmo para não desanimar viu?!

Ótimo incentivo amiga!

Beijos em você e na XTAL!

Gisa disse...

Trimmmmmmm o Canada ligou pra nós

Pessoal, vocês nem imaginam. A Gisa ontem a noite foi atender o telefone e do outro lado da linha estava uma canadense querendo falar com Mr Wagner Cardozo.

Era sobre um currículo que eu mandei pra uma escola, e num é que eles ligaram aqui pra casa querendo saber quando vamos pro Canadá. Hoje eu retornei a ligação (minha 1ª entrevista em inglês), conversamos um pouco e pelo que percebi/entendi eles precisam de alguém pra já e o nosso processo ainda está na fase de espera dos exames médicos.

Eu ainda falei de um work permit, mas já não havia o interesse. Enfim, as possibilidades existem!

“Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas, como águias, correrão e não se cansaram, caminharão e na se fadigarão”.

God bless us!

Anne Caroline disse...

Ninha,

Post muito massa... Acabei de escrever um sobre os sentimentos que nos tomam quando a gente opta por mudanças... Nem sempre é fácil ou agradável.. Mas é preciso, né..?!

Como vcs estão..?!

Beijos,

Anne

Gisa disse...

Pois é amiga, agora estamos de namoro com Saska...vamos ver se vai dar comprimisso, rs

A gente anda, anda...e corre o risco de pararmos no mesmo lugar, já pensou?
Bjos,
Gigi Lee