terça-feira, 12 de agosto de 2008

TEF - A Prova

Oi pessoal !!!

Então, vamos falar da prova do TEF.
Cheguei em Brasília no Domingo, a prova foi na segunda às 9 hr na Aliança Francesa da 707/907 Norte. Como quem conhece Brasília é a Ninha e ela não pode ir devido ao trabalho, eu fui sozinho.
Depois de falarmos mais de 10x o caminho que eu faria até chegar, resolvi levantar cedo ( 6 hr da matina ) e ir para lá para evitar qualquer imprevisto ou atraso.
Cheguei na porta da Aliança eram 7:40, só eu e o guarda, dei bom dia a ele e ele me perguntou:
- Você é das 9 hrs?
Respondi:
- Sim, ja chegou alguém?
- Não, mas pode aguardar ali naquela sala.

Tudo bem, me dirigi até a sala, onde tinha uma tv com um canal de Quebec, e fiquei esperando dar a hora. Passava tempo e ngm aparecia, foi quando olhei no relógio e vi 8:45 hr .... Minha nossa, fui até o guarda e perguntei onde era a prova, quando ele me olha totalmente espantado e me fala : - O sr é da prova?
- Sim, vim fazer o TEF
-Eu achei que o Sr era da aula das 9 hrs...vem comigo...

Fui andando com ele, e ele me deixou na sala, onde veio a coordenadora, me explicou algumas coisas e entregou a prova.
detalhe : Eu fui o único ao fazer a prova !
Quando percebo, estou sozinho na sala .... ela me entregou a prova e saiu...retornando 1 hr depois!!!!!! Acreditem... rss
e fez assim com todas as outras, detalhe: provas que tinham o tempo de 40 minutos, ela passava 10 minutos e retornava na sala....rs...imaginem né...!?!?

Achei as provas médias, consegui responder bastante coisa, mas teve outras que eu passava a questão 1...2...3...4...sem marcar para não anular as que estão certas.
Na hora da prova de compreenção oral, que vc escuta um texto e responde as perguntas, tinham varios textos enormes ³³³, quando eu pensei que ainda estávamos acabando, eis que ja me passa para a segunda questão...ai eu tive que usar a lógica e marcar o que eu ja sabia....sem parar muito para pensar, pois as proximas questões ja estavam correndo.
Tambem haviam questoes onde era uma frase escrita e eu tinha que ouvir uma frase e saber se aquela frase que ouvi é a mesma coisa que está escrita, ou se é apenas parecido, mas eram identicas as frases com o listening...mas deu para sacar alguns peguinhas...

Não vou falar que fui super bem, mas também não achei que fui malzaum e até me surpreendi com a quantidade de questões que consegui marcar. Como estamos querendo 2, 3 pontinhus a mais no processo, vamos esperar a resposta chegar.

Alguém ai sabe validar a pontuação da prova com os níveis de básico/Intermediário do processo?
por exemplo, quanto eu preciso tirar no TEF para que tenha nível básico no processo?

PS: No final da prova , a coordenadora perguntou se eu estava fazendo o TEF a fins de imigração, eu confirmei com ela, e ela me perguntou se era por Quebec, eu disse que não, que seria pelo federal, pois Quebec não exige prova, ela me afirmou que muitas pessoas tiveram que fazer o TEF estando pelo Quebec, pois o consulado exigiu que fizessem pois na entrevista não souberam falar.
E que provavelmente esse teste entraria para alguns do Quebec, pois ... tem pessoas burlando as horas...será verdade???

Bom pessoal, o resultado sai em 1 mês, porém daqui 1 mês ja é a inscrição para o último TEF do ano, vamos ver o que acontecerá....agora, é meter as caras para o IELTS que esta ai a menos de 1 mês...

abraços =o)

6 comentários:

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Doane,

Pelo seu relato, sua prova foi muito boa!! Acho que vc não fica só no básico não, já que vc conseguiu responder um número razoável de perguntas...

Acho que esse link aqui pode te ajudar a saber sobre a pontuação para cada nível:
http://www.fda.ccip.fr/documents/pdf/tef/les_niveaux_du_tef.pdf

Boa sorte e aguardo notícias!

Abraços, Mariana

Claudia e João disse...

Bonne chance Doane!!!!!!!!!!!!!!!!!! :)

Fernando e Silvia disse...

Que tudo dê certo para vocês. Confiança!! Um abraço,
Silvia

Gisa disse...

Olá amiga, saudades

Nem fala, acho que o tempo está voando...mas, estou achando ótimo! ehehe. Imagina que estamos quase fazendo 1 ano de processo!

Vc vai ver, o seu tb vai passar bem rápido e, daqui a bem pouco estaremos arrumando as malas...Oh, glória ehehe

Bjão,
Gisa

Denis Wolpert disse...

Boa sorte no resultado! Eu farei meu TEF em outubro... vamos ver se garantimos uns pontinhos a mais para o processo.
Abraço,
Denis

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Certeza que tudo dará certo. Fé e prepare a festa.