terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Diet X Light

Eu estava hoje conversando com uma moça, quando ela me disse que voltou a pouco tempo do Canadá, e que engordou horroooooores por la comendo alimentos diets. E que não entendia o porquê que toda vez que ela faz uma dieta, incluindo a maioria dos seus alimentos no gênero diet, ela engordava mesmo assim.
Então eu achei que isso talvez fosse um assunto legal para postar aqui no blog. Aliás, nós mulheres nunca estamos satisfeitas com nossas redondezas ( entendam como tudo o que nos cercam, viiiiiuu ??? ). Ao que tudo indica, há uma tendência depois que chegarmos por la ( Canadá ) de sentirmos mais fome. E além de tudo, a variedade de marcas , bebidas, pizzas, biscoitos, molhos , etc , que tem por la só pioram a situação, principalmente das GULOSAS que nem eu.
Os produtos Diets e Lights que encontraremos nas prateleiras serão muito bem vindos na ajuda de segurar as calorias fora da porta da nossa casa.Mas atenção para não errar na escolha !!!!!!!!

Produtos diet são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes na sua composição, como por exemplo:

ausência de açúcar (sacarose, mel, açúcar mascavo, glucose) – indicado para pacientes diabéticos;
ausência de sal – indicado para pacientes hipertensos;
ausência de gordura- indicado para pacientes com níveis elevados de colesterol.

O produto light caracteriza-se por apresentar redução, na quantidade total de um de seus componentes, de no mínimo 25%, como por exemplo: açúcar, gordura, sódio.
Os produtos ligth, muitas vezes, são produzidos com menor quantidade de gordura e, devido a isso ( associado a mudanças de habito alimentar, exercício físico ...) , são indicados para quem necessita reduzir peso.
De acordo com a legislação brasileira em vigor, os termos diet e light são utilizados na designação de alimentos para fins especiais. É necessário constar no rótulo desses alimentos uma tabela de composição do produto, facilitando as informações nutricionais ao consumidor.

APRENDA A LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

No momento da compra, verifique primeiramente o rótulo do produto e para qual finalidade ele foi desenvolvido. Portanto lembre-se:
leia os rótulos cuidadosamente;
não confie apenas na denominação diet ou light presente no rótulo;
observe atentamente a composição nutricional do produto, identificando a quantidade de cada nutriente (gordura, carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais).

Muitas pessoas, por não estarem esclarecidas adequadamente sofre a diferença entre produtos light e diet, abusam no consumo desses produtos, e acabam ingerindo um valor maior em quantidade calórica do que o necessário. Por exemplo, se você substituir uma fatia de bolo comum por 2 fatias de bolo diet, você poderá estar ingerindo uma maior quantidade de calorias. O bolo diet é preparado sem adição de açúcar, sendo indicado para pacientes diabéticos. No entanto. para substituir o açúcar e não alterar o sabor e a consistência, normalmente se adiciona maior quantidade de gordura.

Atenção !!!!!!!

Sorvetes e maioneses light são naturalmente calóricos, pois contêm alto teor de gordura. A maionese tradicional apresenta aproximadamente 660 calorias a cada 100 g e a maionese light aproximadamente 330 calorias a cada 100g. Mesmo havendo redução de 50% nas calorias, ainda é um valor calórico consideravelmente alto para quem deseja perder peso. Portanto, nesse caso, é melhor substituir maionese light por um molho de iogurte desnatado.

E vaaaaamo a comilança sem culpa...hahaha, just kiddin' =P
É isso ai , eu espero ter ajudado um pouquinho..

3 comentários:

Claudia e João disse...

Obrigada! Te prepara que no Canadá, você vai ser a nossa nutri! Não pode deixar ninguém engordar!! (rs)
Espero que Chris esteja melhor!
Beijos,

Cau

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Ninha,

Que bom saber que uma leitora anônima se apresentou! Adoro quando isso acontece! ;) Falando nisso, ainda não conhecia seu blog! Dei uma olhadinha rápida, mas já vi que é bem legal e informativo!

Sobre suas pergutas, vamos lá: o teste, com as provas obrigatórias e facultativas, custou 400 reais. Bem carinho, hein? Mas o teste não é tão difícil assim. Digo isso porque fiz até o último nível do intermediário da Aliança, estava parada há quase um ano e mesmo assim fiquei no nível intermediário nas provas. Entendia as questões, mas às vezes o vocabulário pegava. Sem dúvida, o TEF é mais tranquilo do que o IELTS!

Ah! Vi num post anterior seu suas dúvidas sobre o NOC. Dá uma olhada nesses sites abaixo que talvez te ajudem:

http://www.cic.gc.ca/english/work/noc.asp
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/factor-experience.asp
http://www23.hrdc-drhc.gc.ca/2001/e/generic/welcome.shtml

Se precisar de mais alguma coisa, pode escrever para o la_no_canada@yahoo.ca e se eu puder ajudar... ;)

Beijos,
Mari

Eliane disse...

Ótimo post, muito didático, no dia-a-dia não prestamos atenção nos rótulos e na maioria das vezes compramos errado.
Um beijo , Eliane.