terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Febre

Pois é né, a coisa ta pegando!!!!

Quando cheguei do ES fui vacinar a Christal aqui em goiânia contra a febre amarela.
Quando cheguei la a médica percebeu que a tríplice estava atrasada , então, resolvi vacina-la com a tríplice e após uns 20 dias contra a febre amarela, ja que não estava em surto.
Após 1 semana estava vendo desenho com ela qnd ouvi uma chamada convidando a população pra vacinar contra a febre , pois haviam morridos macacos na região ao redor de Goiânia.
Que Beleza...né..Isso aí - pensei comigo.
Na semana seguinte ja foi dada a entrada de um caso de febre amarela aqui em goiânia que após 3 dias veio a falecer e mais 3 pessoas em Brasília. A febre amarela tb ja matou mais de 50 macacos em MT e MG.

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus conhecido como flavivírus. A transmissão não é feita diretamente de uma pessoa para outra. O contágio ocorre através do mosquito que após picar uma pessoa infectada, pica outra, se essa não for vacinada contrai a doença. A febre amarela pode aparecer tanto em áreas urbanas, como silvestres e rurais. Sendo que, em áreas silvestres a transmissão é realizada pelo mosquito do gênero Haemagogus, que picam os macacos, principais hospedeiros e posteriormente o homem, já em áreas urbanas a transmissão é realizada pela pessoa não imunizada, que uma vez infectada em áreas silvestres, serve como fonte de infecção para o Aedes aegypty (mosquito da dengue).

O vírus e a evolução clínica da doença são semelhantes. A diferença está apenas nos mosquitos transmissores e no lugar onde a infecção foi adquirida. Os sintomas aparecem entre o terceiro e o sexto dia após a picada. A pessoa sente febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia e hemorragias de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina. Apresenta curta duração, no máximo dez dias. Como não existe tratamento específico para febre amarela, este consiste em repouso, reposição de líquidos e uso de medicação sintomática, como o paracetamol, evitando os salicilatos, em função do risco de hemorragias. O diagnóstico é essencialmente clínico, em formas mais graves é realizado através do isolamento viral em amostras de sangue ou de tecido hepático.

A vacina é a única forma de evitar a doença. A primeira dose deve ser tomada a partir de 1 ano de idade e reforço a cada dez anos. A vacina é recomendada também a todas as pessoas que viajam para regiões endêmicas como: Centro Oeste, Norte, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina.

Agora , não só a nenem deve tomar, como todos aqui em casa...e eu ..eu sou uma froxa, e fico branca so de ver agulha, mas fazer oq? Deeixa eu cair, mas me da a injeção!

8 comentários:

Sergio disse...

Era só isso que faltava agora, né? Um surto de febre amarela. Já não basta a dengue??? Mas o negócio é se vacinar mesmo porque não dá pra arriscar.
Obrigada pelo comentário carinhoso. Felizmente sempre tenho o apoio de varias pessoas que conseguem enxergar como eu; acabo ficando mais tranquila porque minha familia esta absolutamente contra e usando todas as armas para nos fazer mudar de ideia. Pra meu espanto quem mais nos apoia éminha sogra (e olha que meus filhos são os unicos netos que ela tem). Mas é assim, temos que continuar e logo logo nos encontramos no Canadá e sem febre amarela de preferência.

um beijo

Claudia e João disse...

Afe maria! Como trabalho em Porto, já fui obrigada a tomar a vacina.

Era só o que faltava agora....

Beijos!!

Marina Piza disse...

Oi pessoal... Pois é, estamos embarcando na segunda feira para Gatineau (quebec. Estamos aki e poderemos ajudar vc`s!!!
Fiquem com Deus!!!

Luciana & Gilberto disse...

Oi Ninha e Cia!

Obrigada pelo comentario em nosso blog, sao sempre bem vindos!!
Eu sou capixaba de Santa Teresa, mas meu marido e de Niteroi-RJ.
Estamos juntos na caminhada rumo ao Canada sim!
Da um trabalho e a ansiedade e grande, mas vale a pena!!
Passamos pelo mesmo processo para virmos para a Australia e eu pensei: bem, ja estou vacinada contra a ansiedade (e contra febre amarela tambem, pois a Australia exige). Que nada...e' outra experiencia, outra historia...tudo de novo!!
Mas vamos la!!
Quanto ao possivel surto de febre amarela, engracado que quando vc esta longe do Brasil vc ate esquece esses problemas recorrentes. Somente acessando a imprensa e os blogs lembramos como e dificil viver no Brasil. Enfim, voces devem saber do que estou falando, pois tambem tomaram a decisao de sair do pais.
Bom, e isso!
Um abraco para todos!!
Luciana e Gilberto.

Carol, Ênio e Leila disse...

Pois é. Aqui em Brasília as filas estavam enormes. Acho que agora todo mundo já se vacionou. rs A minha princesa não precisou pq já tinha tomado. A agulha é bem pequeninha e não dói nada, viu? rs Obrigada pelo comentário no nosso blog e pode deixar que vamos fazer uma série de posts sobre as providências que estamos tomando.

Um abraço,
Carol.

Eliane disse...

Pois é, veja você, muita gente morrendo e o governo falando que não precisamos nos preocupar . É muito triste , mas é essa a realidade do Brasil, beijos, Eliane.

Paula Regina disse...

Oi Ninha,
Desculpe a demora em responder mas é que não estou dando conta de responder todos na mesma velocidade que as perguntas chegam. De qualquer maneira, no ano passado vc havia me pedido modelo de cover letter e curriculo Canadense. Se vc visitar os seguintes sites do governo vc vai encontrar tudo lá www.cic.gc.ca e www.settlement.org e também o próprio site do Workopolis www.workopolis.com é uma ótima referência.
Ah, não esquenta muito com isso não porque são coisas que você só vai ter a real noção quando chegar por aqui e fizer os cursinhos gratuitos do governo sobre curriculos e cover letter.
bjs

Paula Regina disse...

ah,quanto aos cursos que você também me perguntou se aconselharia você fazer algo no Brasil, eu diria que não. Apenas concentre-se em vir com o máximo de inglês que você puder pois quando chegar verá que uma coisa é ser fluente no Brasil e outra totalmente diferente é ser fluente por aqui. Quanto à escolhinha para a sua filha, não se preocupe pois há sim muita estrutura para mães com pequenos que querem estudar, os próprios cursos de idiomas do governo você pode levar a filha contigo e tem todo um ambiente para a criança ficar por lá. Visite o blog da família 3M que agora é familia 4M para mais info sobre filhos pois a Mirela tem uma pequena e conta tudo sobre isso por aqui.
bjs