sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Matutando

Oi gente.

Ontem dia 29/10 além de completar 1 mês do recebimento de nossos exames médicos no consulado canadense, foi um dia diferente. Diferente porque raramente eu vou ao um oftalmo e como vocês sabem, oftalmo, dentista e várias especialidades médicas não são incluídas no plano do governo canadense e custam caros.A algum tempo venho tendo algumas coceiras e inchaços nos olhos. Tem noites que acordo com eles meio molhados com uma secreção meio filante e avermelhados sem falar na dificuldade que venho sentindo em ler coisas distantes ou nem tão distantes.
Fui ao instituto dos olhos aqui em Vila Velha e depois do médico me examinar e me fazer ler aquelas letrinhas from hell, me disse que tenho uma alergia atópica nos olhos e que seria impossível saber realmente o agente causador. E claro, me receitou óculos. Pra minha surpresa 0,5 para o OD e 0,75 para o OE ( Nem estou tão mal assim, né ). Ao conversarmos, pedi ao dr que me falasse direitinho as coisas pois como estaria indo em pouco tempo ao Canadá poderia explicar melhor ao meu médico o que foi feito e visto por aqui. Percebi a surpresa que ele ficou ao me ouvir falar. Depois de uns 10 min que estávamos conversando ele me interrompeu e me perguntou , com licensa pela pergunta, o que estávamos indo fazer la e me pareceu muito interessado ... e conforme ia falando ele me perguntava ainda mais.
Bom, ao olhar para os lados eu notei um consultório muito bem equipado no alto de um shopping com várias pessoas o aguardando e percebi que a situação do nosso país é muito triste. E ainda ha quem diga que imigração é coisa de pobre ou de quem não esta financeiramente estável. Eu estava conversando com um médico conceituado e mestre. Na verdade ele também esta estudando inglês para um futuro doutorado e com todas as palavras me disse que não aguentava mais viver dessa maneira aqui. Ele não respira e não consegue ter tempo para ficar com a família o mínimo possível. E ai a consulta virou um verdadeiro bate papo com direito inclusive a anotar os principais sites para pesquisa a respeito da imigração. Claro que o site do cic estava incluso assim como reportagens e blogs( não, não passei o meu ). Outra coisa que eu gosto de deixar bem claro é que todos procurem saber também tudo sobre validação de diplomas e área profissional antes para que assim a pessoa ja esteja ciente do que poderá projetar e esperar desse novo país.

Com certeza nacionalidade e cidadania são coisas bem diferentes apesar de andarem , teoricamente , juntas.

E de uma vez por todas a imigração é um fato social, infelizmente. E eu acho uma pena que esse país perca anualmente tantos trabalhadores bons. Seja por qualquer razão.

E se formos pensar naqueles que se formam aqui e imigram em busca de uma independência financeira?Não vale a pena? Acredito que além de alcançarem os objetivos, ganham muito mais também além de estabilidade financeira.

E se pensarmos também naqueles que largam uma vida totalmente estabelecida aqui em busca de coisas novas, vivências , qualidade de vida , etc. sejam pelos filhos, seja por um sonho, seja por crescimento ou por qualquer coisa ? Vale sim.

E vamos combinar? Tem coisas muito mais importantes na vida do que ganhar dinheiro não é mesmo ?

Eu nunca abordei e nem abordo as razões de imigrar aqui no blog, porque elas são muito particulares. Mas com certeza é fácil reparar que algumas razões são unânimes. Defendo sim a imigração desde que seja feita com responsabilidade. É preciso estudar e fazer a lição de casa direitinho assim como saber a respeito das políticas de integração que encontrará no seu "país de acolhimento". Imigrar realmente não é para qualquer um. Nem todo mundo da a cara a tapa. Mas isso ai é outro assunto.

Cada um tem a sua razão e o seu objetivo de vida. Ah claro, e disposição também.

Costumo responder aos que me perguntam as razões da minha viagem: que sei do que fujo e não do que procuro. ( Montaigne )

.... Apenas me preparo.

Um bom fim de semana a todos.

- Do e Ninha -
PS: Aqui esta a minha resposta a um email anônimo abordando o assunto imigração X ilusão.
Não que eu tenha que dar satisfação, querido anônimo, mas acho que cada um faz a sua história e como pessoa eu sou livre para decidir o que é melhor para mim. E você , também como indivíduo deveria no mínimo respeitar =) . Obrigada !

12 comentários:

Ursos no Canadá disse...

That's true!!!!!!!!!

God bless you!

http://ursosnocanada.blogspot.com

Sua vontade disse...

Ninha,

Bem vinda a comunidade do "zoios cum poblema"!
Sobre atendimento oftalmologico, fica tranquila. Um caso como esse q vc descreveu, eles podem caracterizar "doença" e quando vc for na family doctor e preencher a ficha kilometrica perguntando sobre seu historico de saude, ela provavelmente vai te encaminhar para o especialista(q deve demorar uns tres meses)e ai vc nao paga. Eu so paguei consulta pra trocar de oculos, quer dizer, pq mudou o grau. Paguei oitentinha.
A outr coisa e que muitas empresas cobrem oftalmo para os funcionarios.
Sobre os motivos pra imigrar, vc disse tudo. E de fato e muito pessoal. Mais pra nos tem valido a pena!

Abraçao, Neuzinha

Fernanda disse...

Oi Ninha,
Acho que você disse tudo! Tudo o que tenho usado como argumento. Não importa se tivermos uma vida confortavel financeiramente aqui no Brasil. A situação de desconforto será a mesma. Teremos que viver com o vidro do carro fechado, com pessoas batendo pedindo dinheiro, com medo de sermos assaltados, indignados pela desigualdade social, da ineficiência dos serviços. Ganhar dinheiro só ameniza o problema, tapa o sol com a peneira.
Não quero dinheiro, quero ter uma vida digna e com o respeito da sociedade onde vivo.

É por encontrar pessoas que entendem a dimenção da realidade brasileira que gosto tanto dos nossos blogs.

Bjs

Unknown disse...

que bom que gostou do layout... tava lendo seu post quando o mail do comentário chegou hua hua hua....

meu... exatamente o que vc disse.. cada um sabe o que quer, o que procura ou não sabe hehehehe....

mas é assim.. eu tb sempre falo as coisas pras pessoas e o pessoal fica "nossa, sério? q bacana..."

beijocas e melhoras pro olho...

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Quantas vezes perguntam pra mim ou pra minha esposa o que estamos indo fazer num país com um frio daqueles, e nossa resposta é simples e direta: Viver!!!

E a vida segue...

Di disse...

Ninhaaaa
Ainda estão no Brasil?
Espero que td esteja indo bem.
Demos entrada no processo, como vc viu... e agora realmente está mais lento para processarem :( mas n estamos com pressa... o tempo que for pra ser será hehe
Imigração é mais que uma decisão é ter atitude, ousadia e coragem... quem não sabe o que é isso, não compreende a motivação desse sonho ;)
Toda sorte de bençãos pra vc e sua familia!
Bjoks :***

Di disse...

Ahhhh esqueci de um detalhe... A Simone (que soube do blog através de vc) deixou um recadinho no nosso blog, porém no perfil dela não tem nenhum blog relacionado, portanto respondi a pergunta dela no nosso blog. Se tiveres algum contato dela por favor me passe para que possamos trocar figurinhas hehe ;)
Bjoks :***

Nê & Lelê disse...

Oi Ninha!!

Adorei a sua resposta que vc deu para esse tal de anonimo, acho que é pura inveja de não ter coragem de encarar novos desafios!! Admiro muito pessoas que não aceita o comodismo! A vida é uma constante busca onde temos que viver e não apenas existir!!

Uma ótima semana!

Bjinhuuss

Sweet Canadian Life disse...

Querida Ninha,

PARABENS pelo post! Voce pensa exatamente como eu pensava ha' 13 anos atras... Largamos nossos empregos... Voces nem fazem ideia da oportunidade de carreira que tive... Foi com lagrimas nos olhos e um aperto no bolso que deixamos tudo pra tras.... Mas eu era neurotica ai...Tinha passado por um assalto que tinha me atordoado entao tudo queria era 'FUGIR' do Brasil... Sabe que ate' hoje tenho medo de ir ao Brasil... Fico tensa e acabo brigando com toda a minha familia...
Beijos,
DENISE

Erika e Reuel disse...

ola querida!!
pois eh...ta uma loucura esses dias..
ainda bem q parou de chover de vv neh!?!?
da pra sair e terminar as coisas neh!!
pode deixar q se eu precisar, eu vou te procurar!!
um grande bjo!!
ahh..q dia vcs vao??

Anne Caroline disse...

Ótimo post Ninha...

E concordo plenamente com vc qnd diz que cada um sabe o melhor pra sua vida.. E se imigrar acarreta em determinadas conquistas [pessoais], vale muitíssimo a pena.

Um beijo..

Anne

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Amiga, tudo bem???

Kd vc??? I'm waiting for you...

Saudades...

Bjoks

Rosi