sábado, 22 de dezembro de 2007

Panetone


Todos tem visto nesses últimos dias as notícias sobre o grande vilão , o panetone.
Constataram um alto nível de gordura trans em 80 gr do panetone, sendo que o máx. permitido é de 2 gr por dia. As marcas que tiveram a reprovação foram : panetones e chocotones das marcas Bauducco, Tommy e Visconti. Os que informam não conter gordura trans são: panetone e chocotone da Triunfo e panetone da Bauli.

Os produtos do Carrefour (padaria) e do Sonda infringem as leis vigentes e não informam a quantidade dessa gordura. O Sonda não coloca nenhuma informação nutricional nos rótulos do Chocotone.
Outras irregularidades encontradas nas embalagens dizem respeito à quantidade de calorias que devem ser ingeridas diariamente: o panetone e o chocotone do Carrefour (padaria) e o panetone do Sonda informam 2.500 calorias diárias para adulto, quando o correto são duas mil.

Pois então , o que é essa taaaall gordura trans ???

A gordura trans é uma gordura que passou por um processo de hidrogenação( gordura vegetal hidrogenada ) para torná-la sólida à temperatura ambiente, melhorando o sabor e a vida útil dos alimentos. Uma gordura também pode se tornar trans se for exposta a muita luz ou calor. Assim como o colesterol, esse tipo de gordura aumenta os níveis de LDL( Low Density Lipoprotein),ou lipoproteína de baixa densidade, favorecendo a formação de placas nas artérias e, o grande agravante, é que também diminui os níveis de HDL( High Density Lipoprotein) ou bom colesterol, que é a gordura responsável por tirar o excesso de colesterol da circulação sanguínea, evitando os depósitos dessa gordura nas artérias, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Então, como sempre , indico que leiam os rótulos dos alimentos para se saber as quantidades de nutrientes que estarão ingerindo.

Realmente a gordura trans é prejudicial ao organismo? Devemos bani-la da alimentação?

Quando consumimos alimentos com gorduras trans, ao ser absorvida no fígado, essa gordura substitui o LDL, que é o colesterol ruim. Desta forma, a molécula de LDL fica livre para poder circular nos vasos sanguíneos, depositando-se e causando as temidas doenças cardiovasculares. Além disso, alguns estudos apontam que a gordura trans deixa o organismo mais vulnerável a inflamações, favorecendo que substancias tóxicas e patogênicas invadam o organismo de forma nociva. A gordura trans é sim uma gordura prejudicial à saúde, mas como qualquer outro alimento depende da quantidade ingerida e se o consumidor tem algum problema de saúde. Uma pessoa saudável, que apresente bons níveis de HDL (bom colesterol) pode até consumir margarina, bolacha recheada ou tomar um sorvete eventualmente e sempre em pequenas quantidades.


Bom pessoal, não é desesperador, mais devemos tomar medidas seguras naquilo em que comemos, pois o organismo é e trabalha com o que você ingere.Um corpo jovem , com um bom metabolismo não pode sentir os efeitos de colesterol/gordura enquanto está em plena forma, porém a medida que o tempo passa, o corpo necessita desse combustível para continuar desenvolvendo normalmente e é aí que tooooooodo o passado irá fazer uma grande diferença.

Vamos colaborar para chegar-mos aos 60 em plena forma!



6 comentários:

Claudia e João disse...

Feliz Natal para você e sua família! Ainda bem que eu e o João não curtimos panetone hahahaha!

Beijosssss!!

Claudia

http://brincandonogelo.blogspot.com.br

Gisa disse...

Feliz Natal Ninha pra você e sua família!

Que Deus derrame muitas bênçãos sobre vocês!

Gislane, Wagner e Mirela

Sylvia disse...

Feliz Natal!!!! Que todos os seus sonhos se realizem no próximo ano!!!!
Abrços para toda sua família!!!!
Sylvia

Gisa disse...

Ei Ninha, tudo bom com vocês?

O Wagner vai precisar comprar alguns acessórios pra passar bem no frio de Kamloops.
Gostaria, se possível, que você indicasse onde o Wagner pode comprar e o preço estimado dos itens abaixo, próximo ao aeroporto de Toronto.

Um amigo nosso passou um email com esses acessórios, se estiver faltando alguma coisa que é necessária, favor acrescentar pra gente. Obrigada

-Moleton (de preferencia com capuz)
-Tenis impermeavel
-Calca Jeans grossa
-Gorro, Bone, Luvas
--Mochila impermeavel ou bolsa carteiro impermeavel
-Long John (eh uma calca justa pra usar dentro da calca jeans)
-Jaqueta impermeavel
Obrigada e abraços nossos

Gisa disse...

Poxa, muito obrigada pelas informações, como você as conseguiu?

Bjinhos

Gisa disse...

Ninha, não nos incomodamos não, pelo contrário, será uma bênção pra nós...

Vamos conversar melhor via msn, ok?

Desde já agradeço e no que precisar conte conosco também.

Ele irá dia 16/01.
Bjos