sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gripe A

A gripe !

Gente, que que é isso ??Estamos indo p/ 80 o caso de mortes no Brasil provocadas pela gripe H1N1.Tem muita gente falando que o mundo esta dando muito ibope p/ nova gripe e como não poderia?? Ok, aqui no BRA ainda temos a dengue , malária, tuberculose, etc etc que tb estão matando a torto e a direita e nada se fala a respeito, mas dessa forma que está, se continuar indo aonde vamos parar ?
A gripe é perigosa sim , como não pode ser ?Uma vez que a trasmissão se da pelas vias aéreas , é preciso total higiene e vamos combinar? O Brasil na sua maior porcentagem não é um país aonde as pessoas cuidam da higiene básica como o simples fato de lavar as mãos após o banheiro ou escovar os dentes após as refeições.Imaginem lavar de 2 em 2 hrs ou após entrar em contato com qualquer superfície , levar as mãos nos olhos, boca e nariz ?? E isso é sério. Eu que estou em contato com a área de saúde observo isso num estalar de dedos.

Agora vamos la. A OMS parou de contar a quantidade de casos pelo mundo, o que a 2 semanas atrás era contabilizada. Agora não querem fazer mais para não alardar. Somente os casos graves, que ai sim não tem como fugir da contabilidade serão divulgados com respectivas mortes ou curas. Aqui no BRA por ex todos os casos que apresentarem os sintomas serão tratados. Mas como?A pessoa aparece com os primeiros sintomas da gripe e então é orientada a retornar p/ casa e aguardar o agravamento do quadro para que tenha direito ao remédio ( tamiflu ) e seje confirmada a gripe por influenza A , logicamente.Claro que existem exceções.Mas geralmente o que tenho observado se confirma. E que na minha opinião é um erro.

E o exame?? Simples, o laboratório Lutz não está mais fazendo os exames pois custa caro, e distribuir o remédio seria bem mais barato para aquelas pessoas que apresentarem o avanço clínico. Estando ela com a gripe A ou sazonal. E pessoa que tem outras complicações que elevem o grau de letalidade? O grupo de risco foi traçado para isto e este terá uma maior preocupação. Segundo O Sr Temporão, todos terão direito aos remédios logo no agravamento dos sintomas, mas o que eu torço é que realmente essas pessoas possuam a saúde em perfeito estado, ou de ferro pra ser mais exata, né? Pois o organismo é imprevisível. Tão imprevisível que jovens e adultos saudáveis estão morrendo.O remédio para ter uma boa e maior eficácia deve ser tomado com até 72 hrs ( não que o mesmo não será eficaz após esse período ), e com isso penso que muita gt ainda vai morrer com a nova gripe.
Os sintomas desta doença incluem a presença de febre repentina e acima de 38°C e tosse, podendo vir acompanhados de diarreia, dificuldade respiratória ( evidente ) e dores de cabeça, nas articulações e músculos. O período de incubação pode variar entre 24 horas a duas semanas.


Então porque escrever aqui no blog a respeito dessa gripe tão falada e controlada?

O ministro da saúde e outros representantes do governo brasileiro dizem sempre que a situação está sob controle, e que o alarme é grande demais, dizem que o Brasil está preparado sim para a gripe, etc. e ainda assim o número de infectados dobra a cada semana !!
Outro argumento muito usado pelo governo para acalmar a população e minimizar os efeitos da gripe suína na opinião pública é compará-la com a gripe comum, afinal a comum também mata, no mundo, de 250 a 500 mil pessoas anualmente, sendo que no Brasil apenas o Sistema Único de Saúde (SUS), que não inclui hospitais particulares, contam trinta mil mortes anuais. Números bem maiores que os da gripe suína. Esse argumento do ministro da saúde convence os outros de que a gripe A (H1N1) nãe é um problema tão grande quanto a mídia diz. A mim não!


Portanto, a gripe está sendo combatida sim, mas talvez não esteja sendo encarada com a seriedade merecida e, devido a esse descaso do governo, medidas um pouco mais drásticas não estão sendo tomadas - provavelmente para evitar alarme na população - e os riscos de epidemia que os brasileiros correm tornam-se cada vez maiores. E como foi falado acima, o número de mortes vem, em média, duplicando de uma semana para outra; e tende a piorar ta bem gente ? Precisamos que o governo encare a situação com mais gravidade. E aqui deixo meu apelo.

Mais a atenção SIM porque a doença é potencialmente letal.

Será que só adiar a volta as aulas pode prevenir de alguma forma o contágio por agora?

Se a dengue mata, malária tb , a tuberculose mata, a miningite, etc. que são causadas por mosquitos e/ou bactérias, imagina uma gripe que é trasmitida de pessoa a pessoa ? Onde higiêne entra em paralelo com as prevenções ??

É isso gente , bom final de semana !

2 comentários:

Cadê Canadá? disse...

Sabe que antes da gripe eu fechei um pacote para o Chile e depois me apavorei...pesquisei um monte e o Chile tinha mais infectados do que a Argentina e estava em sexto no numero de mortes. mesmo assim, comprei alcool, mascara e fui. Chegando lá, não vi nenhum alarde sobre a doença e muito menos notícias diárias no jornal. Há cartazes nas farmácias e propagandas com orientações.Um amigo q foi p USA tb disse a mesma coisa. Nem ouviu falar de nada. Ou seja, o vírus está por aí, espalhando-se com o vento mesmo...
E haja alcool!!
:)
Um bom fds
Carina

Silney disse...

Excelente post....realmente é preocupante a situaçao toda....aqui em Jlle...a coisa ta feia tb..mas o "governo" faz cara de ..nao sei de nada....na verdade...estao mascarando a realidade...e enquanto isso....o virus vai passeando por ai afora ne??? triste...
vc acredita q uma colega...tb da area de saude...telefoneou pros pacientes dela desmarcando consulta...pq ela estava gripada...ai uma fulana q tb da area de saude...q trabalha num dos hospitais aqui de jlle....simplesmente virou e disse:
- por mim nao precisa me desmarcar nao...eu ja to contaminada mesmo!!!!!!!!
eu nao sei se do risada ou se choro!!!!
Esta mentalidade q nao entra na minha cabeça...nem qeuro rsrs...
beijos
PS..nao sei pq mas nao consegui postar pela minah conta do wordpress ( http://aos40.wordpress.com ) entao vai pelo falecido blog do blogger mesmo rsrs