terça-feira, 14 de julho de 2009

Pq entrevista, passo 1

Oi gente!

Bem, agora que estamos um pouco mais calmos e ja andamos lendo nesse pdf aqui a respeito da entrevista que o oficial poderá solicitar, vamos falar o que nos vem a mente.
A primeira coisa a se pensar é que de fato o oficial não quer nos reprovar. Por isso a entrevista.Certo?


Quais os documentos enviados?
Além dos ja mencionados
aqui que foram em substituição ao IELTS, teve os diplomas de escolaridade tais como de segundo grau e faculdades e cursos. Até ai normal.

Certidões de nascimento dos 3 aqui em casa.
Certidões policiais.
Prova de fundos mandamos 4 extratos, 2 retirados do próprio caixa ( aqueles amarelinhos ) 1 do próprio gerente e assinado pelo mesmo e o outro pela internet.


Experiência: Nossa experiência bate nos 4 anos.Acontece que desse período 14 meses foram de trabalho na Europa. Enviamos o CPF do lugar, o visto e bilhete de entrada assim como devida carta de referência ( porém o envelope que veio de lá com as cartas ficou aqui em casa, rss ). Eu achei que pudesse ter dado algum problema com esse tempo, pois não tinha clt assinada e nem temos o contrato.Mas enviamos bons comprovantes , cartões e contatos.

Proficiency: Essa ai foi o que pode ter deixado o office com uma pulga atrás da orelha. De acordo com o pdf mencionado, la diz: Que os testes de proficiência são reconhecidos e seguros. Por isso indicam fortemente que o façamos. Se o officer desconfiar dos resultados, ele terá meios para verificar. Ao mandar outras evidências, esteja certo que poderá ser chamado para uma entrevista, como nosso caso. Acredito que pegamos um office bem cri-cri. Mas também acho certo e justo com aqueles que prestaram o ielts e que ficaram noites sem dormir sermos chamados pra entrevista. Afinal qualquer um pode fazer uma carta, não é mesmo??Foi uma opção que escolhemos.
Então, ja que o fato provavelmente seja a proficiência, porque se fossem outras coisas pediriam mais documentos suportes e não uma entrevista ( !! ), iremos também apresentar um dossiê igual ao pessoal do Quebec. Relatando cidades com Ottawa, Calgary e Toronto.


Então vamos ao que interessa:
No pdf a gt observa a linha de análise dos documentos, e pontos que levam a uma entrevista. Mas não podemos negar que a entrevista seja sim, um meio de se evitar uma fraude. Aqui vai alguns passos ...


" ... officers will assess whether or not the applicant’s evidence inwriting satisfies them that they possess their claimed proficiency levels in English and/or French "

If ... the material submitted satisfies the officer that the applicant has the proficiency levels claimed ...The Officer will ...award language points for the proficiency levels claimed,according to the chart provided in Section 10.3;

If ... the material submitted satisfies the officer that the applicant has demonstrated language
proficiency of at least Benchmark level "4" but not the proficiency levels claimed
, The Officer wil ... inform the applicant in writing that they have not demonstrated compliance with the Benchmarks at the levels claimed .. or .. offer the applicant the opportunity to undergo and submit theresults of a designated language test within a certain time period.

If the designated language test option is not pursued by the applicant?

Inform the applicant that they have satisfied the officer of some language proficiency but have not demonstrated compliance with the Benchmarks for the levels they have claimed and award the maximum points that are appropriate for the submission.

if ... the evidence provided does not demonstrate a Benchmark levelof at least "4" ... the Office will Award 0 points.

Integrity concerns on language proficiency during an interview:

The interview is NOT intended to be a means of evaluating language proficiency. Officers CANNOT change language point awards or make new language point assessments themselves based on what they have discovered at interview. However, if an applicant is interviewed for any other reason and significant discrepancies become evident between claimed and actual language proficiency, there may be an integrity issue.

Ficou claro, não ?

O que não ficou explicado ainda, é porque logo com a gente? Ja teve tantos outros casos que não criaram problemas ( se é que isso seja um problema ), e porque fomos os sorteados p/ entrevista? Sabe quando você esta numa praça abarrotaaaada de gente e cai um cocozinho de pombo que estava voando ( !!! ) beem na sua cabeça?

De qualquer forma, o fato de poder conversar e explicar tudo o que queremos a um oficial realmente é algo único. Poder passar a confiança de que eles querem. Fico pensando em tantas pessoas que quizeram ter feito isso e não tiveram a chance.

Bom pessoal, por enquanto é só. Mas volto p/ falar que estamos praticamente certos de quem poderá nos entrevistar. Mas , claro que não é nda certo.

E ai gente? Ta sendo com ou sem emoção o processo?? Bem que eu disse.... será que eu sobrevivo? Não da nem tempo de eu melhorar de uma, ja vem outra xulapada.

Por enquanto é só ... bjs a todos e Inté

** post editado por motivos de segurança.

8 comentários:

Fabiane Camargo disse...

oie, nossa adorei sua explicação, fiquei aqui pensando pq a entrevista havia sido solicitada. Agora o jeito é se preparar, montar um dossiê. Estou daqui torcendo para que tudo dê certo :) Deus vai iluminar muito vocês ... vai nos deixando informados :) bjs

D. e CM. disse...

Ninha!
Vai dar tudo certo, a ideia do dossiê é ótima e o que precisar sobre calgary, o que tenho aqui pode contar comigo
Beijocas

Ma disse...

Oi Ninha!
como eu já disse, vai dar tudo certo!!!
e fiquei curiosa, como assim vc sabe quem lhes entrevistará, inclusive já viu foto???
bom, respondendo a sua pergunta, o meu processo também está sendo com emoção, tipo rollercoaster!!!!
bjos

Chocólatra disse...

ai legal!!! acho que a entrevista será essencial para mostrar o que vcs tem e que vai de encontro com o que eles querem! Tentem tomar muita maracujina na semana da entrevista!
bjkas!

Dani disse...

Take it easy!! Vai dar tudo certo!! =)

Bjos

Sara e Vitor disse...

Oi Ninha, tudo bem com vocês?

Esquenta não, vai dar tudo certo! Todos os indícios são positivos! Se tivesse dado algum problema grave, eles já teriam rejeitado o processo de vocês! Vão confiantes, não tem porque não dar certo! Tenham fé!

Continuaremos na velha torcida de sempre!

Beijos,

Vitor

Francisco disse...

Ninha.
E essa entrevista?????!!!!!!!!
Que bom que você está bem informada. Isso mesmo, mostre pra eles que vocês estão planejando tudo e que lá é o lugar de vocês.
Vai dar tudo certo. Confie em Deus.
Bjão.

Cadê Canadá? disse...

Eita.... mais uma pulga atrás da minha orelha!! Também não mandamos ielts, somente documentos q provam que trabalhamos exclusivamente com a língua e uma carta da nossa chefe...a minha luz no fim do túnel foi saber que um casal que fez o mesmo já está lá e não teve nenhum problema.... será que o pombo vai fazer o cocozinho na minha cabeça? :)
Beijks
Carina